12°C 27°C
Goiânia, GO

Petrobras sobe gasolina, mas governo reduz impacto nas bombas

Alta de R$ 0,48 na gasolina para distribuidoras será compensada por subsídio federal de R$ 0,44 por litro

Lavínia Dornellas
Por: Lavínia Dornellas
28/05/2026 às 16h34
Petrobras sobe gasolina, mas governo reduz impacto nas bombas
Foto: Reprodução

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira um reajuste de R$ 0,48 por litro no preço da gasolina A vendida às distribuidoras. Apesar da alta, o impacto para o consumidor final deve ser pequeno devido ao subsídio federal criado pelo governo Lula.

Segundo a estatal, haverá um desconto de R$ 0,44 por litro, previsto no decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última segunda-feira. Com isso, o aumento efetivo esperado nas bombas deve ficar em torno de R$ 0,03 a R$ 0,04 por litro.

A gasolina A é o combustível puro vendido pelas refinarias. Depois da mistura obrigatória de 30% de etanol anidro, ela se transforma na gasolina C, comercializada nos postos.

De acordo com a Petrobras, sua participação no preço final ao consumidor passará de R$ 1,80 para R$ 1,83 por litro.

Subsídio busca conter efeitos da guerra no Oriente Médio

O desconto faz parte de uma medida emergencial criada pelo governo federal para tentar conter a disparada nos preços dos combustíveis provocada pela alta internacional do petróleo.

O subsídio terá duração de dois meses e será pago pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) diretamente a produtores e importadores de gasolina.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, já havia sinalizado no fim de abril que a empresa poderia reajustar os preços nas refinarias caso o governo criasse mecanismos para reduzir o impacto ao consumidor.

Segundo ela, a medida permitiria responder às pressões do mercado e dos investidores sem provocar uma alta expressiva nos postos.

Petróleo disparou após conflito no Oriente Médio

A escalada da guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã elevou fortemente o preço do petróleo nas últimas semanas.

O principal motivo foi o bloqueio parcial do Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa cerca de 20% do petróleo comercializado no mundo.

Desde o início do conflito, em fevereiro, o barril do petróleo Brent saltou de US$ 72 para mais de US$ 94, acumulando alta próxima de 30%.

Nos últimos dias, no entanto, o mercado registrou leve alívio após sinais de avanço nas negociações entre americanos e iranianos para ampliação do cessar-fogo e retomada de conversas sobre o programa nuclear do Irã.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Goiânia, GO
13°
Parcialmente nublado
Mín. 12° Máx. 27°
12° Sensação
1.65 km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h40 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Domingo
29° 13°
Segunda
30° 15°
Terça
31° 17°
Quarta
31° 19°
Quinta
23° 17°
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,38%
Euro
R$ 5,96 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 331,548,53 -1,37%
Ibovespa
169,019,13 pts -0.77%
Enquete
...
...
Publicidade